A importância do cuidado com a pele em períodos de clima seco

25 de agosto de 2025 às 14:29

A umidade relativa do ar deve cair em alguns estados brasileiros: entenda porque a hidratação é indispensável nessas condições

Com a previsão de queda na umidade do ar nos próximos dias, a atenção com a rotina de cuidados deve ser redobrada. Em vários lugares do Brasil, onde o clima seco é frequente, a hidratação é de extrema importância, não só para fins estéticos, como para a saúde como um todo.

No caso específico da pele, a recomendação da dermatologista Maria Claudia Trombin é dar atenção à hidratação: “A hidratação é fundamental para manter a pele saudável em períodos de clima seco, que favorecem o ressecamento. Isso acontece porque a baixa umidade reduz a capacidade natural de retenção de água na pele, e os hidratantes ajudam a repor a barreira cutânea”, explica.

A dermatologista também indica redobrar a atenção com a ingesta de água. “Beber água e líquidos é essencial, mas é muito importante usar hidratantes bons, concentrados. A dica é aplicar o produto logo após o banho, momento em que nossa pele está úmida. Nesse caso, o hidratante penetra melhor e conseguimos uma hidratação mais eficiente”, afirma.

Maria Claudia reforça ainda a importância de optar por banhos mornos e rápidos, já que a água em temperaturas muito elevadas pode agredir a camada protetora da derme, resultando em problemas de saúde. Além disso, o uso de buchas deve ser evitado, pois danifica a pele sensível.

“O uso de sabonetes deve ser específico para pele sensível, que contenham ativos hidratantes e não tenham sabão, os chamados Syndet”, orienta. Este tipo de produto é mais suave em relação aos sabonetes comuns e possui ação protetora que evita a fricção e ajuda a manter a camada de proteção natural. Outro cuidado que jamais deve ser dispensado é o uso diário de filtro solar, mesmo em dias nublados ou com pouca exposição ao sol.